receitas caseiras diversas 2

Gasosa de Abacaxi
Cascas de um ou dois abacaxis
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Açúcar a vontade
Modo de Fazer:

Colocar as cascas de abacaxi de molho em água com o bicarbonato durante 3 a 4 dias.
Logo qque estiver fermentando acrescentar o açúcar que quizer.

gasosa de abacaxi do PRr. Azarias
lava o abacaxi, retira a casca, bate no liquidificador, coa, adoça e coloca em uma recipiente bem fechado. Deixar por 3 dias.  




Xarope de Limão para refresco
250 gramas de suco de limão
400 gramas de açúcar
Faça uma calda em ponto de fio.
Junte o suco de limão e deixe ferver 5 minutos tirando a espuma.
Engarrafe e tampe depois de frio.
Observação: Com esta técnica pode-se também fazer xarope de tangerina, laranja, bastando apenas substituir o suco de limão.




Soda Limonada
5 cm³ de suco de limão
19 gramas de açúcar
9 gramas de acido tartárico
10 gramas de bicarbonato de sódio
250 gramas de água filtrada


JUnta-se o limão, o açúcar e o ácido tartárico à água.Dissolve-se bem o açúcar e o ácido tartárico e filtra-se. Coloca-se o filtrado numa garrafa e junta-se o bicarbonato, fechando hermeticamente. A dosagem do açúcar e do limão variam conforme a exigência do consumidor.
Na fabricação em grande escala, a técnica é a mesma, podendo-se utilizar as mesmas proporções dos elementos indicados na fórmula base acima.


Guaraná Caseiro 


250 ml de água filtrada
1 grama de guaraná pulverizado (em pó)
20 gramas de açúcar
9 gramas de ácido tartárico
10 gramas de bicarbonato de sódio
Deixa-se o guaraná pulverizado em maceração durante 48 horas.
Filtra-se, adicionando-se o açúcar e o ácido tartárico.Caso haja alguma dificuldade na dissolução do ácido tartárico, aquece-se para facilitar a dissolução.Resfriar, filtrar e engarrafar.
Uma vez engarrafado, adicione o bicarbonato de sódio e fechar hermeticamente a garrafa.




Suco de Uva
4 kg de uva preta em grãos
40 gramas de ácido tartárico
4 litros de água fervendo
4 kg de açúcar
4 gramas de ácido salicílico


Amassar os 4 kg de uva, colocar as 40 gramas de ácido tartárico, em seguida despejar 4 litros de água fervendo; dexar 24 horas em repouso.Coar 2 vezes para ficar bem limpo.Colocar 4 kg de açúcar, desde açúcar tirar 1/2 xícara e colocar nesta as 4 gramas de ácido salicílico com algumas gotas do suco e bater ate ficar cremoso, para que o ácido salicílico fique bem misturado e coloque tudo junto.Deixar mais 24 horas e depois pode engarrafar.Validade um ano, dependendo dos cuidados com o engarrafamento.


Refrigerantes Refrigerantes KVASS.


Este refrigerante é originário da Rússia, onde ele é muito popular.
O KVASS além de fácil de fazer, tem a grande vantagem de manter inalteradas todas as melhores características da fruta natural, tais como: cor, sabor, aroma, vitaminas, propriedades nutritivas.
Podemos fazer o Kvass a partir dos seguintes materiais:
a- Frutas ácidas - Maracujá, caja-manga, uva, carambola, tamarindo, jabuticaba, amora,e groselha.
Em geral você vai conseguir os melhores resultados trabalhando com frutas ácidas e de sabor forte.
As frutas cítricas (limão, laranja,lima, etc) não se prestam para este tipo de refrigerante por conterem PECTINA - a parte branca da casca - e oxidarem com muita rapidez. O seu sabor vai ficar desagradável em pouco tempo.


b- Xaropes Artificiais - Você também pode fazer o seu Kvass apartir de xaropes artificiais (veja receita nº2) ou refrescos em pó vendidos em supermercados. Isto permite você fazer a reprodução dos refrigerantes comerciais tais como: guaraná, soda-limão, tônica, cola, laranja, groselha, etc.


c- Outras Sugestões - Você também pode fazer o seu Kvass com mate espumante acidulado com frutas tais como: limão, tamarindo ou maracujá. O chá preto misturado corri frota também fica excelente.


Modo de Fazer:


Receita para 5 litros
a- Primeiro vamos fazer um refresco bem caprichado - COM UM REFRESCO RALO E AGUADO, NÃO OBTEREMOS BONS RESULTADOS.
b- Adoçar bastante, até um pouco mais do que você gostaria para beber normalmente. Depois, ainda adicione mais uma colher de sobremesa por litro de refrigerante.
c- Adicione uma colher de sobremesa de glucose por litro de refrigerante, mexendo bem para dissolver.
d- Acrescente uma clara de ovo, filtrando-a através de um coador ou peneira, e misturando muito bem nos 5 litros de refrigerante. Esta clara pode ser substituída por 2 pacotes de gelatina branca em pó. A sua finalidade é formar uma bela espuma.
e- Adicione uma colher de chá com fermento cervejeiro por litro de refrigerante. Não é preciso ativar o fermento, pode colocar diretamente.
f- ENGARRAFE IMEDIATAMENTE. Dentro de dois ou três dias já deve ter sido criado bastante gás, guarde o refrigerante na geladeira para reduzir a fermentação, e sirva nos próximos dias. Se você quiser fazer uma conservação por períodos mais longos, torana-se necessário proceder à pasteurização, exatamente como se faz com a cerveja
Pasteurização:


Colocar o termômetro na borda da panela.Aquecer a água até 60°C.Desligando o gás e aguardar 20 minutos, o que já basta para manter o fermento.
Obeservação:
É muito importante fazer os teste de pressão como na cerveja, ou controlar a formação do gás abrindo a cada 24 horas garrafinhas de amostra. Você também pode usar o manômetro.
No caso do abacaxi tenha muito cuidado; reduza o intervalo dos testes para 12 horas. Aliás é sempre melhor pasteurizar o abacaxi.
Lembre-se:
A grande quantidade de açúcar usada no refrigerante cria gás suficiente para explodir as garrafas.(Se você for fazer em pequena quantidade, uma boa dica é usar as garrafas Pet, para evitar as possíveis explosões)
NOTA nº 1:
REFRIGERANTE DIETÉTICO: Adoce inicialmente em adoçante artificial até atingir o seu ponto certo de doçura.Depois adicione uma colher de chá com açúcar por litro. No resto é tudo exatamente igual e não precisa pasteurizar.
NOTA nº 2:
A Jabuticaba e a uva devem ser amassadas e levemente fervidas, para captar a bela cor da casca.
Passe depois por uma peneira para separar as cascas e sementes, e utilize somente a polpa da fruta.
NOTA Nº 3:
Evite sucos industrializados, que não servem para fazer refrigerantes.
NOTA Nº 4:
O uso da uva passa para controlar a fermentação do Kvass. Introduza uma uva passa, de preferência escura em cada garrafa( ou uma em cada lote). Quando a uva passa começar a subir e descer a cada meia hora, a bebida já está pronta para ser consumida.


Receita para Xarope


Este Xarope tanto pode ser utilizado como base na utilização do Kvass, como pode ser misturado diretamente na água e bebido como refresco caseiro. Pode também ser utilizado em gelatina, salada de frutas, iogurte, aromatizante de doces e sorvetes, etc.


Ingredientes:


10 kg de açúcar
6 litros de água.
20/50 gramas de essência (Groselha, limão, abacaxi, guaraná, etc.)
Junte o açúcar com água e espere 24 horas. A seguir adicione um copo de água com essência e misture bem.
Junte o corante até dar a cor desejada. Engarrafe e pode deixar fora da geladeira, pois a sua duração é enorme.


SPRITZBIER :: (Refrigerante de gengibre)


Ingredientes:


- 10 litros de água
- 1 kg de açúcar
- 200 ml de suco de limão
- 100 gramas de gengibre


Modo de preparo:


O primeiro passo é picar o gengibre em pedaços miúdos.
Coloque o gengibre picado em uma panela com água. Ferva por 10 minutos sem tampar a panela.
Enquanto isso, prepare 200ml de suco de limão natural.
Em um recipiente grande, misture o açúcar, o gengibre com a água da fervura ainda quente, o suco de limão e os 10 litros de água.
Mexa até dissolver bem o açúcar.
Deixe reservado por 24 horas em um recipiente coberto.
Depois das 24 horas, o refresco deve ser coado e colocado em garrafas pets.(garrafas de refrigerantes usadas e bem limpas)
Para ser consumido, o ideal é que a bebida seja tomada após 6 dias guardada.
Validade: Se seguir corretamente as normas de higiene, dura até 4 meses.


Obs.: Antes de surgir os refrigerantes comerciais esta bebida, era a mais consumida entre os alemães inclusive nas festas. O gás que se forma e totalmente natural, podendo ser consumido em qualquer faixa de idade. Não tem teor alcólico, mas cria bastante gás, é refrescante, muito saudável, revigora as forças físicas e mentais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BISCOITO CALCANHAR DE NEGRO

BISCOITO CALCANHAR DE NEGRO

Sambiquira ao molho branco