domingo, 26 de agosto de 2012

Sambiquira ao molho branco





Meu pai adora pescar, essa semana comprou um pacotinho de +ou- 500 gramas de sambiquira para pesca. Como a tal não deu certo, ele disse:  "esses não foram usados, estão limpos, faz pra gente comer"

Fritei alguns, mas não tive coragem de comer, então tive a brilhante ideia: vou fazer ao molho branco.

Cortei meia cebola em fatias finas e dourei em uma colher de sopa de manteiga, acrescentei mais um pouquinho de óleo e fritei as tais sambiquiras (+ ou - 250 gramas). Depois coloquei 3 copos de leite quente, sal e uma colher de sopa de farinha de trigo e deixei cozinhar um pouco. Desliguei o fogo e acrescentei uma caixinha de creme de leite e duas colheres de leite de coco. Servi com batata palha.

Confesso que o gosto não foi ruim, mas quando mordi a "tal" e me lembrei de que parte do corpo da galinha era a bendita sambiquira, não deu outra: rejeitei todo almoço. Minha cadelinha é que saiu ganhando!

11 comentários:

  1. A sambiquira, que cientificamente se chama uropígio, fica àcima da cloaca mas não faz parte desta, portanto não faz sentido ter nojo. Seria como não querer comer alcatra porque é carne da bunda da vaca, ou mesmo rabada porque tá encaixada bem lá onde seria a sambiquira da galinha.
    Mas vamos ao que interessa: repeti sua receita aqui em casa e ficou muito gostosa, porém deve ser comida com moderação pois a sambiquira é muito gosdurosa, aliás é gordura pura. É de lá que as aves em geral retiram um óleo lubrificante e impermeabilizante para as penas.

    ResponderExcluir
  2. eu gosto de comer frito

    ou com mandioquinha

    ResponderExcluir
  3. eu gosto de comer frito

    ou com mandioquinha

    ResponderExcluir
  4. Primeiro quero agradecer ao Andrezinho Rocha pelos comentários. Adorei.
    Segundo, fiz sambiqueira com molho branco e adaptei aos meus temperos.
    Ficou muiiito gostosa.
    Agora vou repetir fazendo de outras maneiras.
    Obs: Disse para minha família que era uropigio ao molho branco. Só depois que comeram falei que era sambiqueira.

    ResponderExcluir
  5. Chato ver pessoal com nojo de alimentos comercializado no mercado tantas gente que come comida até mesmo do lixo um dos partos mas caro como caviar são ovos do peixe eu gosto até mesmo hoje estou aqui procurando novas maneiras de fazer vou aproveitar a receita mas aqui se os cachorros comer vão ser somente se sobrar kkkkk

    ResponderExcluir
  6. eu queria ver a receita que esta ai ,mais não aparece nada só os comentarios

    ResponderExcluir
  7. Delícia eu amo sambiquira aqui na minha casa nunca falta adoro faço assada no forno , faço frita nossa deliciosa

    ResponderExcluir